Quem disse que só existe jornalismo na televisão?

Existem diversas maneiras de realizar atividades jornalísticas, mesmo que seja algo fora de um padrão mais “oficial”.

No Youtube, por exemplo, você pode encontrar uma série de jornalismos independentes, gerando conteúdo interessante para determinados públicos. Visando este ponto, existem algumas dicas e passos para conseguir um conteúdo agradável, coerente e que gere interesse na sua área.

Este artigo será feito não só para a pessoa que já tem alguma ideia, mas para qualquer pessoa que tenha a mínima vontade de começar a gravar qualquer conteúdo para compartilhamento. Por isso, preste atenção e não se esqueça de passar este artigo para outras pessoas. Você pode também começar estudando no vídeo seguinte:

Aproveite tudo deste artigo!

Seu jornal no Youtube

Bom, para começar, o roteiro é algo que você sempre deve ter como primeira instancia na hora de começar a produzir. O importante desta dica é a importância de gravar vídeos com segurança, sabendo exatamente o que vai falar.

youtube

Dentro das maneiras de produzir um roteiro, você pode seguir um script detalhado ou simplesmente listar todos os assuntos, por tópicos, que você queira dizer. Uma outra técnica também é o roteiro mental, onde você coloca um determinado assunto na cabeça e vai desenvolvendo-o naturalmente.

O cenário também deve ser bem elaborado, sempre analisando sua qualidade de maneira geral. Nesta fase, tente imaginar que seu conteúdo não vai ficar muito interessante se tiver vários elementos nada coerentes em cena. Procure sempre escolher um cenário de acordo com o assunto que você quer desenvolver.

A iluminação do vídeo é, sem dúvida nenhuma, um dos elementos mais importantes para se considerar. Muitos dos vídeos amadores que são feitos hoje em dia, mesmo com câmeras incríveis e tecnológicas, falham na captação de público graças a falta de iluminação e estabilização da câmera. No futuro, vou fazer uma postagem só com técnicas úteis para iluminar perfeitamente sua cena.