::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
 
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
Região Metropolitana
 
Escolha a cidade ou região para localizar
Jornais, Rádios, Prefeituras e ver notícias locais.
 
 












  A - | A +
Região Metropolitana
09/08/2017    Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
SAÚDE
Edital prevê compra de 11 novas ambulâncias para o Samu

PORTO ALEGRE - Qualificar e ampliar atendimentos de urgência e emergência em Porto Alegre. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde da Capital lançou edital para a compra de 11 novos veículos para a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação representa a maior compra de ambulâncias da história do serviço em Porto Alegre, com a renovação de 75% das 15 unidades que circulam hoje nas ruas. Serão investidos R$ 2,3 milhões.

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destaca que a medida irá agilizar e melhorar o atendimento à população, além de reduzir os custos de manutenção com os veículos antigos. "Gastamos por mês cerca de R$ 190 mil em manutenção. É quase o valor de uma ambulância nova. A ideia é que esse gasto caia pela metade com os novos veículos", afirma. Segundo o gestor, algumas unidades servirão como reserva e outros serão vendidos ou leiloados.

Das 15 equipes do Samu disponíveis para atendimentos, 12 são de suporte básico e três são UTIs móveis.

O Samu Porto Alegre - A capital gaúcha foi pioneira no Brasil a instituir o serviço, em 1995, baseado no modelo francês de atendimento pré-hospitalar, com o objetivo de chegar mais rápido ao local da ocorrência para socorrer vítimas de agravos urgentes à saúde, realizar o primeiro atendimento, estabilizar o paciente e transportá-lo ao local adequado.

O serviço iniciou timidamente e hoje conta com 15 equipes distribuídas pela cidade. São 12 equipes de Suporte Básico de Vida, compostas por técnico ou auxiliar de enfermagem e motorista, e outras três equipes de Suporte Avançado, que contam com médico, enfermeiro e motorista.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Assessoria de Comunicação/PMPA


       

Leia Também:

 

::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::

 

Central Sul de Jornais - Todos os direitos reservados