::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
 
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
Região do Planalto
 
Escolha a cidade ou região para localizar
Jornais, Rádios, Prefeituras e ver notícias locais.
 
 












  A - | A +
Região do Planalto
17/04/2017    Fonte: Uirapuru AM 1170 khz / Passo Fundo
CULTURA
Instituto Histórico de Passo Fundo inaugura nova sede no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto

PASSO FUNDO - Na data em que comemorou 63 anos, o Instituto Histórico de Passo Fundo inaugurou sua nova sede no último sábado, dia 15 de abril. O novo prédio situado na Rua Teixeira Soares, foi doado pela família Madalosso e recebeu o nome do casal que viabilizou o projeto, Dr. Carlos e Celina Madolosso.

O Instituto agora passa também a integrar o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. A entidade sem fins lucrativos foi idealizada, em 1954, pelo escritor e jornalista Jorge Cafruni, inicialmente visando levantar as mais variadas informações para a programação do 1° Centenário de emancipação do Município.

No local vai ficar o acervo histórico do município, que há dez anos encontra-se junto ao Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo - UPF. São mais de 15 mil documentos e fotografias compiladas ao longo dos anos. Todo o material está digitalizado para acesso do público. Também serão disponibilizados espaços para pesquisas e integração social.

O Instituto vai começar a funcionar mesmo em maio, tendo como primeira atividade oficial o Fórum Sul-brasileiro de Institutos Históricos que vai acontecer de 18 a 20 de maio.

O presidente do Instituto Fernando de Miranda, em entrevista a Uirapuru, destacou que a partir de agora em uma área central e de fácil acesso, a comunidade poderá consultar a história, as memórias, a cultura, o patrimônio e as identidades do município.

Disse ainda, que a população também está convidada a fazer doações para engrandecer ainda mais o acervo.

Um dos idealizadores do projeto, Dr. Carlos Madolosso na oportunidade falou que a ideia de doar o terreno surgiu diante do empenho da diretoria pelo Instituto. Ressaltou que o novo espaço se torna a realização de um sonho, já que a fundação é importante para a conservação da história de Passo Fundo.

Presente na solenidade, o prefeito Luciano Azevedo destacou que a nova sede do Instituto Histórico passa a guardar a história de Passo Fundo, construída ao longo dos anos por várias pessoas com generosidade e compromisso.

Disse ainda que o local cria uma atração cultural de grande impacto, não só para o município, mas também para outras pessoas que vem de diferentes cidades conhecer Passo Fundo.

ESTE SITE ESTÁ À VENDA: www.centralsuldejornais.com.br - INFORMAÇÕES: (51) 3343-1254


       

Leia Também:

 

::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::












::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::

 

Central Sul de Jornais - Todos os direitos reservados