::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
 
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
Região das Missões
 
Escolha a cidade ou região para localizar
Jornais, Rádios, Prefeituras e ver notícias locais.
 
 












  A - | A +
Região das Missões
16/01/2017    Fonte: Jornal das Missões / Santo Ângelo  
EVENTOS
A Turma do Dionísio apresentará peça na França

Neste mês de janeiro A Turma do Dionísio retorna aos palcos franceses para apresentar a peça Quem Faz Gemer a Terra, na 20ª edição do Festival A Dos de Libellule, na cidade de Nanterre. Será a terceira vez que o grupo irá se apresentar na França. Em 2013 o espetáculo participou de um evento intitulado "Porto Alegre: un autre Bresil?" e em 2005, foi apresentado no Ano do Brasil na França.

O festival ocorre de 24 a 28 de janeiro e engloba apresentações de diversas áreas artísticas, como teatro, dança e música. A apresentação será realizada em francês no dia 25 de janeiro.
A diretora e responsável pela iluminação e sonorização do espetáculo, Maristela Marasca, falou que é muito grande a expectativa de retornar à França depois de 10 anos da última apresentação naquele país. "É interessante não só para a maturidade do grupo mas por permitir o contato com outras culturas e a discussão de temas importantes, como a arte na periferia, que é o que fizemos hoje. O grupo circula por comunidades interioranas, onde o acesso ao teatro é mais restrito", observa.

O ESPETÁCULO
Quem Faz Gemer a Terra é uma adaptação do romance do escritor gaúcho Charles Kiefer e revela a história de vida de um agricultor descendente de imigrantes alemães. O monólogo fala da infância, da juventude e dos amores de Mateus (interpretado pelo ator Gerson Fontana).
O espetáculo mistura elementos reais e fictícios. Em um dos trechos, relembra o maior conflito agrário do Rio Grande do Sul, envolvendo manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e policiais da Brigada Militar, ocorrido em agosto de 1990.
Apresentado para um público superior a 74 mil espectadores, o espetáculo participou de diversos eventos, como: Ano do Brasil na França, Teatro do Brasil na Polônia; Festival Internacional de Cortas na Argentina; Projeto "Un Ponte Sull'Oceano" em 13 cidades da Itália; 5º CINPOA, em Porto Alegre.
Também participa das atividades do Festival o músico Renato Fontana, compositor de diversas trilhas sonoras de peças encenadas pelo Grupo.

31 ANOS DA TURMA
O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio mantém atividade ininterrupta desde 1986, quando foi criado na cidade de Santo Ângelo. Em 31 anos de trabalho, o Grupo realizou mais de 2.100 apresentações, para mais de 606 mil espectadores, no Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal), e no exterior (Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia e Itália). A Turma do Dionísio possui o apoio cultural da Central Contabilidade.


       

Leia Também:

 

::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::


::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::

 

Central Sul de Jornais - Todos os direitos reservados