::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
 
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
Região Metropolitana
 
Escolha a cidade ou região para localizar
Jornais, Rádios, Prefeituras e ver notícias locais.
 
 












  A - | A +
Região Metropolitana
03/11/2016    Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
CULTURA
Vídeo Experimental em exibição na Sala P. F. Gastal

PORTO ALEGRE - A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro programou para este sábado, 5, às 18h, a exibição do filme coletivo Na Bolha (49 minutos), dirigido por Fabio Vanin, Olivia Casagrande, Marta de Marchi, Marta Finotello e Roberto Genna. Vanin estará presente à sessão. A entrada é franca.

O filme é o resultado de um amplo projeto de investigação interdisciplinar chamado Redução de limites - compreensão da exclusão através de sistemas informais de segurança defensiva em áreas urbanas ricas: Porto Alegre, Bruxelas (Reducing Boundaries - understanding exclusion through informal security defensive systems in wealthy urban areas: Porto Alegre, Bruxelles), financiado pelo programa da União Europeia Marie Curie Sta ff Research International Exchange, em parceria com a Universidade Iuav de Veneza (Itália) e a Unilasalle, Canoas (Brasil).

A produção deste vídeo experimental, realizado com mídias low-fi e amadoras, concentra-se em Porto Alegre e representa estratégias e percepções da classe média e alta relativas à questão da segurança no contexto urbano. Através de uma série de entrevistas e seguindo os participantes nas suas vidas cotidianas dentro de condomínios fechados ou edifícios e casas com altos padrões de segurança, o filme retrata as contradições e ambiguidades da vida atrás dos portões dourados de uma comunidade imaginada. Ao mostrar a muitas vezes subestimada auto-consciência dos que se sentem forçados a viver "atrás das grades", o filme quer representar os paradoxos de uma sociedade altamente polarizada. Ao mesmo tempo, ele destaca a possibilidade de diferentes estilos de vida (a estratégia da "boa vizinhança", que estabelece uma relação entre diferentes classes; a escolha de viver em bairros "perigosos"), buscando a abertura de um debate sobre uma questão altamente sensível em muitos contextos urbanos contemporâneos em todo o mundo: o que me faz sentir seguro?

Na bolha (In the Bubble)
Duração: 49 min.
Instituições oficialmente envolvidas: Latitude Platform for Urban Research and Design, Brussels, BE Research Fundado por: European Commission (Marie Curie Actions)
Tema: Latitude Platform
Diretores: Olivia Casagrande, Marta de Marchi, Marta Finotello, Roberto Genna, Fabio Vanin Editing: Beniamino Casagrande, Olivia Casagrande, Livia Romano

Latitude é uma plataforma dinâmica que inclui estudiosos internacionais e especialistas como engenheiros, antropólogos, designers gráficos, a fim de desenvolver trabalhos interdisciplinares e experimentais, abordando questões urgentes contemporâneas, tais como a fragilidade urbana, ambiental e social, o risco de inundação e segurança urbana. Latitude desenvolve posições críticas através de investigações internacionais, projetos, exposições, textos e conferências.

Outras informações
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

Assessoria de Comunicação/PMPA


       

Leia Também:

 

::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::

 

Central Sul de Jornais - Todos os direitos reservados