::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
 
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
Região da Campanha
 
Escolha a cidade ou região para localizar
Jornais, Rádios, Prefeituras e ver notícias locais.
 
 












  A - | A +
Região da Campanha
14/10/2016    Fonte: Prefeitura Municipal de Bagé
GERAL
Prefeitura busca revitalização do Sítio Histórico do Forte Santa Tecla

BAGÉ - O projeto arqueológico do sítio histórico, foi cadastro em 2011, pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMEDT), visando a construção de um parque de importância cultural e turística, de lazer e pesquisa nas áreas de Geografia, História, Biologia, Turismo, Geologia, Arqueologia, Arquitetura e Engenharia. O local é dotado de uma beleza paisagística, que possuí valor histórico e grande potencial para uso público e visitação turística.

O Forte de Santa Tecla está localizado às margens do rio Negro, próximo à foz do rio Piraízinho. Atualmente restam vestígios de antigas fundações em pedra, sendo tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1970, em terrenos que pertencem ao município de Bagé, detendo responsabilidade a Prefeitura.

Santa Tecla

Santa Tecla foi uma virgem protomártir, membro de uma família rica e influente de Icônio. Intercessora das orações dos ascetas, Tecla foi invocada durante a tonsura de mulheres no monaquismo.

Não citada na bíblia, a única fonte de informações sobre sua vida é o Atos de Paulo e Tecla, livro escrito provavelmente no século II e tido como apócrifo.

Orçado em R$ 3.596.944,25, o projeto de tornar o Forte de Santa Tecla em um atrativo turístico cultural foi elaborado há 5 anos e tem como um dos principais objetivos, transformar o espaço em área de lazer com estrutura para camping; midioteca; comércio de souvenir; além de ativar o museu existente no local, sendo considerado pelo Departamento de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, um dos mais importantes projetos a nível nacional.

O grupo de trabalho, formado por órgãos do governo municipal, com parceria da APATUR, que trabalha pela realização do projeto, reúne-se toda segunda-feira na prefeitura e conta com o apoio de alunos dos cursos de Comunicação Social e História da Universidade da Região da Campanha - URCAMP, Universidades públicas e privadas, Entidades de Classe, Exército Brasileiro, Associações de Moradores, SESC, SENAC, SEBRAE, Emater, IFSUL, Associação do Centro Histórico Vila de Santa Thereza através do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras e Secretaria de Turismo do Estado.

O evento que apresentará o projeto de revitalização do Sítio Histórico Forte Santa Tecla, acontecerá no dia 23 de Outubro, a partir das 16h30min, na Estrada do Forte. No local, será disponibilizado erva mate e água quente, sendo solicitado somente que o público leve suas cadeiras para mateada.



       

Leia Também:

 

::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::

 

Central Sul de Jornais - Todos os direitos reservados