::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
 
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
Região do Vale do Caí
 
Escolha a cidade ou região para localizar
Jornais, Rádios, Prefeituras e ver notícias locais.
 
 












  A - | A +
Região do Vale do Caí
18/08/2016    Fonte: Prefeitura Municipal de Pareci Novo
GERAL
Extrato pirolenhoso usado no Pareci é destaque Escócia

PARECI NOVO - O aproveitamento do extrato pirolenhoso por produtores de Pareci Novo foi destaque no 6º Simpósio Internacional de Energia Química e Mecânica realizado nesta semana na Escócia.

Conforme a extensionista rural da Emater, engenheira agrônoma Miriam Trevisan, a estudante mineira de doutorado Sueli Miranda dos Santos, da Universidade Federal do Paraná, ao pesquisar conheceu a experiência do aproveitamento do extrato pirolenhoso na agricultura familiar de Pareci Novo. Ela esteve então no município conhecendo o trabalho, inclusive visitando uma das propriedades. E incluiu no trabalho que foi apresentado ontem, quarta-feira, dia 17, na Escócia, pelo professor Kazuo Hatakeyama, da Universidade Federal do Paraná. "Em Pareci Novo cerca de 50 a 60 produtores já estão utilizando o pirolenhoso", destaca Miriam, citando que o extrato tem sido aproveitado na produção de mudas e citrus, em floriculturas e até para diminuir o cheiro em pocilgas. E comemora o resultado do trabalho desenvolvido no Pareci e na região, que agora ganhou reconhecimento internacional. Como foi destaque no simpósio internacional da Escócia, deverá ser inclusive publicado em revista sobre o evento.
O extrato pirolenhoso é o resíduo da fumaça dos fornos de carvão que é utilizado na agricultura. Conforme Miriam, a utilização tem gerado benefícios. Ela cita que a produção está mais bonita, sadia e de rápido desenvolvimento, aumentando a renda familiar e a qualidade de vida, já que não utiliza produtos químicos. Ressaltou ainda o apoio da Prefeitura e que cada vez mais aumenta a procura pelo extrato. "É uma forma de reduzir os insumos químicos, diminuindo as pragas de forma ecológica", completa. E ainda tem outro benefício, já que o extrato é obtido através da condensação da fumaça dos fornos de carvão, o que reduz a poluição.

Guilherme Baptista
Assessoria de Imprensa


       

Leia Também:

 

::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::


::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::

 

Central Sul de Jornais - Todos os direitos reservados