::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
 
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
Região Metropolitana
 
Escolha a cidade ou região para localizar
Jornais, Rádios, Prefeituras e ver notícias locais.
 
 












  A - | A +
Região Metropolitana
19/07/2016    Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
GERAL
Pavimento da Ponte de Pedra é recolocado após impermeabilização

PORTO ALEGRE - Após o término do processo de impermeabilização necessário para preservar da estrutura, a recuperação da Ponte de Pedra do Largo dos Açorianos, no Centro Histórico da Capital, está na fase de conclusão da pavimentação e recolocação das pedras irregulares do leito. Conforme o coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antônio Custódio, a expectativa é que o trabalho fique pronto em mais um mês, dependendo das condições climáticas.

Nesta recolocação das pedras, é adotado o cuidado para que sejam refeitas as capistranas, que são as linhas horizontais que organizam as pedras, explica Custódio. As pedras recolocadas agora são aquelas retiradas em fevereiro, quando começou o processo de restauro.

Largo dos Açorianos - A prefeitura irá realizar ainda a reurbanização de todo o complexo do Largo dos Açorianos. O aviso de licitação para contratação das obras foi publicado no Diário Oficial, e as propostas serão recebidas em 19 de agosto, em ato às 10h na sede da Comissão Especial de Licitação para Projetos Estruturantes (rua Siqueira Campos, 1163, 8º andar).

A recuperação das estruturas do lago não é somente de caráter estético, afirma Custódio. "No momento em que a água foi retirada, se identificou a necessidade de mudar a estrutura do lago, para que tivesse o nível original do arroio, o que determinou a elaboração de um novo projeto para a revitalização do Largo", pondera.

O nível da drenagem mudou por conta dos aterros em torno da área onde fica a Ponte de Pedra, ficando mais alto do que a do arroio original, submergindo e causando dano a parte dos arcos, o que compromete a durabilidade da ponte e se constitui em um dos motivos pelos quais é necessário o rebaixamento do nível do lago embaixo da ponte. "É a intervenção necessária para que as estruturas sejam preservadas e, também, para que se resgate a aparência original dos arcos, recuperando a memória da aparência original desta estrutura", finaliza Custódio.

A íntegra do edital para a execução do projeto de revitalização do Largo dos Açorianos estará à disposição a partir desta quarta-feira, 20, neste link. Outras informações poderão ser obtidas pelo endereço licitacoes@gestao.prefpoa.com.br.

Foto: Joel Vargas/PMPA

Assessoria de Comunicação/PMPA


       

Leia Também:

 

::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::
::::: Central Sul de Jornais ::::: O MAIOR PORTAL DE JORNAIS :::::

 

Central Sul de Jornais - Todos os direitos reservados